Telefones para Contato
JARAGUá DO SUL (47) 3275-1100 (47) 99921-5515
2 Fale Conosco
Spaço Imóveis

Últimos Artigos » Corrimão para escada dentro da norma NBR 9077

Publicado na Sexta, 15 de março de 2019, 9h18
Corrimão para escada dentro da norma NBR 9077

O corrimão para escada dentro da norma é uma peça instalada na parte lateral de uma rampa ou de uma escada e tem como função proteger e apoiar as pessoas no momento que elas precisam subir ou descer.

O corrimão para escada dentro da norma NBR – 9077 prescreve quais devem ser os corrimões usados por deficientes físicos e pessoas que tem idade avançada. Isso, porque nesse caso, essas pessoas precisam de apoio máximo para as mãos e a norma indica que as escadas largas devam ter uma passagem especial que atinja 69 centímetros entre os corrimões.

O corrimão para escada dentro da norma também é comumente encontrado em locais onde as pessoas precisam de cuidados especiais, porque ali existem pessoas que apresentam limitações mentais e físicas como em abrigos geriátricos, asilos e orfanatos.

Em hospitais, pronto socorro, outros hospitais e casas de saúda também devem ter um corrimão para escada dentro da norma.

 

Corrimão para escada dentro da norma precisa propiciar uma subida e/ou descida segura

 

Um corrimão de qualidade é aquele que apresenta dimensões e formas que possibilitam que as pessoas que transitam por essa escada consigam “agarrar firme”.

É fundamental, porém, entender que o corrimão serve para que a pessoa segure e não como ferramenta de apoio. Por isso, o corrimão para escada dentro da norma é aquele que apresenta dimensões que possibilitem que as pessoas segurem e não se apoiem.

As pessoas ainda fazem uso do corrimão quando precisam subir as escadas e não querem “depender apenas das pernas”. Quando tropeçam, elas também recorrem ao corrimão, pois não querem cair.

O corrimão para escada dentro da norma é o que não tem cantos vivos que tragam dificuldades para a pessoa agarrar. No entanto, ele deve ser contínuo, ou seja, ele deve ser colocado em toda a escada seja no ato de subir ou de descer e a pessoa não pode em nenhum momento ficar sem ter contato com o corrimão.

 

Corrimão para escada dentro da norma – Conheça as regras da NBR 9077

 

Como regra número 1, o corrimão da escada deve ser instalado a uma altura entre 80 e 92 centímetros, acima do degrau. A medição deve ser feita na vertical, considerando a altura a partir do 5º degrau.

No entanto, em ambientes onde crianças frequentam seja em creches ou escolas, é fundamental que sejam instalados corrimões mais baixos levando em consideração a estatura das crianças que circulam pelas áreas.

O formato do corrimão precisa considerar a possibilidade de as pessoas agarrar com firmeza o equipamento de segurança.

Conforme a norma 9077, é fundamental que a dimensão seja maior que 38 milímetros, mas não deve superar 65 milímetros. As arestas vivas também devem ser retiradas, pois os ferimentos podem ocorrer no momento em que a pessoa deslizar as mãos.

Sem contar que o corrimão precisa ser contínuo, ou seja, ao longo da escada e livre de obstáculos, porque a pessoa que está subindo ou descendo precisa ficar em contato com ele durante todo o trajeto.

 

Busca de Artigos