Já ouviu falar em coworking? Coworking é uma solução que está se tornando cada vez mais popular no mundo do freelancer, profissionais autônomos, Startups e Profissionais MEI. De fato, trabalhar em um ambiente de coworking oferece muitas vantagens, incluindo um aumento de produtividade, criatividade e economia.
O coworking é uma maneira realmente nova de trabalhar, baseada no conceito de comunidade formado por freelancers que compartilham ideias e habilidades entre si.
Os espaços de “coworking” são, em essência, escritórios compartilhados por trabalhadores independentes, empresários e autônomos, onde eles se reúnem para realizar suas atividades individuais, conectando-se para criar uma rede de contatos e, em suma, aumentar as oportunidades em seus respectivos setores. Em geral, as profissões que exercem exigem nada mais que um computador, um Smartphone e uma boa conexão à Internet.
Alugar uma sala comercial tradicional requer pelo menos um contrato com um depósito mínimo e alguns meses de aluguel antecipado, sem mencionar o fato de que a quebra de um contrato pode ser difícil e dispendiosa, principalmente se o espaço não for muito requisitado.
Por outro lado, um coworking é mais como uma assinatura de um clube, onde o espaço é normalmente alugado por um mês, uma semana, um dia ou até horas.
Do ponto de vista econômico, o espaço de coworking é ideal para empreendedores que procuram um espaço de trabalho profissional, sem altos custos iniciais e sem compromisso de longo prazo.
A flexibilidade de um espaço de coworking também pode ser vantajosa para o crescimento de uma Startup. Você também pode encontrar a figura profissional de que precisa!
Agora confira as 5 principais vantagens dos espaços de coworking, além das já mencionadas:
O coworking é o lugar ideal para forjar parcerias com outros profissionais e encontrar novos clientes, parceiros ou fornecedores. Relação recíproca em que você dá e recebe, seja tempo, competência ou informação; qualquer um pode criar uma rede e desenvolvê-la em vários níveis, multiplicando-os e possivelmente consolidando-os ao longo do tempo.
Um aspecto a não ser subestimado diz respeito à atmosfera criada no coworking: como não há competição ou rivalidade entre as pessoas, nesses locais é possível respirar um ar melhor e mais positivo. Para pessoas que trabalham com otimização de sites, com conteúdo digital entre outros, essa é uma oportunidade de evitar o isolamento saindo de casa todos os dias. Isso melhora a qualidade de vida e, consequentemente, também do trabalho.
Trabalhar em um coworking geralmente custa menos do que alugar seu próprio escritório. Isso ocorre porque os custos dos serviços (eletricidade, conexão à web, limpeza etc.) são divididos entre todos os colegas de trabalho e podem ser gerenciados de acordo com as necessidades (mais ou menos horas semanais).
Além disso, no coworking, geralmente são oferecidos serviços adicionais importantes, como salas de reunião adequadamente equipadas, serviço de recepção, bares internos com preços promocionais e cozinha compartilhada com geladeira e fogão para cozinhar.
O aspecto burocrático também costuma ser um fator decisivo na escolha da transição para um ambiente de trabalho compartilhado.
As empresas que gerenciam espaços dedicados ao coworking geralmente oferecem estações de trabalho ou espaços de trabalho sem a necessidade de utilitários típicos de um escritório clássico. O colega de trabalho não precisa se preocupar com conexões e contas: o coworking já possui todos os serviços básicos ativados e disponíveis.
Acreditamos que colaborações que desencadeiam novas ideias e novas experiências ocorrem nesses espaços. Nesse sentido, há cinco pontos fundamentais a serem seguidos se você deseja criar um espaço de coworking que seja um gerador eficaz de ideias:
● As salas comerciais devem ser acolhedoras e precisam ter uma bom design;
● Os espaços de trabalho devem ser flexíveis;
● Os espaços comuns devem ser informais, para relaxar e interagir com os outros;
● O coworking deve estar equipado com espaços técnicos compartilhados, como salas de conferências, salas de reuniões e laboratórios.
Trabalhar em casa é certamente mais conveniente, mas, às vezes, para mantê-lo acordado e concentrado, é necessário separar o ambiente de trabalho do privado. Foi descoberto que a maioria das pessoas é mais produtiva em um espaço de Coworking do que em casa.
O networking, o desenvolvimento de habilidades e as relações sociais são o que nos enriquece, tanto pessoal quanto profissionalmente.
O coworking também se torna uma opção de sustentabilidade ambiental, um grande incentivo ao uso do transporte público e à solução do problema do estacionamento, o que geralmente acontece nas grandes cidades.
Certamente, é inegável que a grande fluidez desses espaços levam a uma melhoria substancial na qualidade do trabalho realizado pelo funcionário.