Como usar o couro na decoração: dicas essenciais
O couro é usado pela humanidade há milhares de anos. Porém, seu uso para decoração está registrado por volta de 3.500 anos a.c. Aqui no Brasil, o couro passou a ser utilizado principalmente no período colonial.
Calma amiga, não estamos falando sobre matar um animal e esticar o couro dele em sua sala! Essa época já passou. Agora podemos comprar os móveis prontos na loja. Pode guardar o equipamento de caça.
Quer usar couro em sua decoração, mas não sabe ao certo como deve prosseguir? Separamos algumas dicas essenciais para você. Não deixe de conferir.
A primeira dica que vamos apresentar é o uso do couro pontualmente. Dessa forma, se você estiver tímida em relação ao uso desse material, vai poder aproveitar ao máximo suas poucas peças em couro.
Como o próprio nome sugere, a ideia é usar um ou dois móveis de couro em um cômodo específico. Assim o ambiente terá mais contraste e ficará com um ar de nobreza. Porém, para que a decoração dê certo, use preferencialmente o couro marrom tradicional.
Se ainda não possui nenhuma peça de couro em sua casa, você pode comprar uma Cadeira Luiz XV. Ela com certeza vai ficar ótima em sua sala de estar.
A tática de usar o couro pontualmente na decoração tem um efeito poderoso principalmente em ambientes claros. Ao usar couro de tonalidade escura e homogênea, o móvel cria contraste no ambiente e amplia a harmonia do cômodo.
Porém, se o cômodo em questão for muito apagado, pode ser uma boa ideia utilizar couro branco para ajudar no destaque. Lembre-se que queremos chamar a atenção para o móvel, e por isso devemos evitar deixá-lo despercebido.
Deixar suas peças em couro bem ambientadas é fundamental para harmonizar a decoração como um todo. Dessa forma, quando for trabalhar com couro, evite misturar muitas cores diferentes, pois pode gerar um ambiente carregado.
Em uma sala com sofá de couro marrom escuro, por exemplo, é interessante manter uma mesa ou em marrom claro ou no famoso pretinho básico. Isso gera destaque sem que haja uma mistura de tonalidades.
Já na mesa de jantar, a ideia das cores é a mesma: cadeiras em couro escuro pedem uma mesa marrom claro — preferencialmente. Além disso, se tiver objetivos de decoração em cima da mesa, opte por marrom escuro. O contraste será espetacular.
Por fim, tome cuidado com a sala, pois cores escuras demais podem tornar o ambiente desagradável. Uma alternativa são sofás em couro castanho claro e uma bela mesa de centro em madeira natural envernizada.
Caso sinta necessidade, use alguns quadros de tonalidade clara para complementar o cenário. Nessa configuração você pode deixar as paredes no branco convencional e o piso próximo à cor dos sofás, só que mais texturizado.
Você conhece o maravilhoso clima invernal para decorações? Ele é recomendado para quem mora em regiões frias, mas você pode fazer uso dele quando sentir vontade.
Em essência, uma decoração de clima invernal aproveita de cores frias e de contraste harmonioso. Dessa forma, cores como verde escuro, marrom claro/escuro, cinza, madeira natural, preto, azul escuro e o castanho são as predominantes.
Para dar um ar mais natural, é interessante usar plantas, principalmente as com flores brancas.
O clima invernal significa um sofá cinza claro de quatro lugares em cima de um tapete branco com detalhes em cinza e preto, harmoniosamente posicionado ao lado de uma poltrona verde escuro; bem à frente do sofá, temos uma mesinha marrom com um vaso onde orquídeas brancas repousam tranquilamente.
Outro ponto importante dessa decoração são as cores do ambiente. O ideal é que o ambiente não seja nem muito claro e nem muito escuro. Dessa forma, algumas lâmpadas de intensidade média são ótimas para o serviço.
Lembre-se que a tonalidade das paredes tem papel fundamental na ambientação de um cômodo. Assim, para o clima invernal, escolha uma cor próxima ao castanho. É interessante contrastar o teto com as paredes laterais. Para fazer isso, apenas altere a tonalidade das cores, deixando a mais forte no teto.
Embora não seja comum utilizar couro no quarto, fique sabendo que, quando bem decorado, seu quarto tem muito a ganhar com o couro.
O ideal para o quarto é trabalhar com o couro pontual. Dessa forma, um ou dois móveis em couro são o suficiente para melhorar muito sua decoração. Se estiver em dúvida sobre qual item escolher, opte por um puff no pé de sua cama.
Cortinas leves na cor azul claro, uma poltrona lateral creme com algumas almofadas e o jogo de cama em branco contrastando com a parede cinza é o ambiente ideal para um puff de couro.
Gostou de nossas dicas? Se você não sabia como usar o couro em sua decoração, agora é uma especialista! Teste várias configurações diferentes até ficar satisfeita.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.