Adquirir seu próprio imóvel é um passo muito importante para grande parte das pessoas. Ainda que ter uma imobiliária para auxiliar na escolha seja uma ótima pedida, é preciso tomar alguns cuidados, pesquisando e comparando casas e apartamentos, além de preparar o bolso para os pagamentos, como entrada, financiamento e taxas com documentação.
Quando falamos de imóveis usados, os cuidados devem ser redobrados a fim de evitar dores de cabeça e descobrir problemas apenas depois do fechamento do negócio. Portanto, acompanhe o post de hoje e veja 4 dicas para comprar uma casa usada e não se arrepender.
1. Avalie a estrutura
A estrutura do imóvel é a parte mais importante a ser verificada, pois caso tenha problemas nessa parte, os transtornos são enormes, podendo inclusive inviabilizar sua ocupação e acarretar em gastos inesperados com reformas.
O ideal é observar sinais, como rachaduras, ferragem aparente e com ferrugem, colunas quebradas, etc. Contudo, lembre-se que rachaduras superficiais na parede não são o foco, mas sim aquelas mais profundas.
Por fim, observe se as colunas e vigas de sustentação possuem quebras no concreto e deixam a ferragem aparente, lembrando que infiltrações podem comprometer toda a segurança da estrutura.
2. Fique de olhos nas instalações elétrica e hidráulica
Imóveis usados, principalmente os mais antigos, podem exigir algumas atualizações na rede elétrica. O ideal é contratar um especialista para compreender a real necessidade de alterações, além de verificar o estado da fiação e dos bocais das lâmpadas. Além disso, observe também o quadro de luz, que deve ser novo e possuir disjuntores separados por área do imóvel. Por fim, verifique a quantidade de tomadas nos cômodos e sua situação, visto que a troca pode sair mais cara que o esperado.
Já quando falamos das instalações hidráulicas, é necessário analisar as condições aparentes de torneiras, registros e louças sanitárias. Observe se não há corrosão ou rachaduras, e gotejamento nos sifões, flexíveis e torneiras. Depois, feche os registros gerais e confirme se estão funcionando da maneira correta. Verifique ainda a água que sai de cada torneira, observando a coloração e se está límpida, pois caso contrário o encanamento pode estar corroído ou ainda a caixa d’água suja. Por fim, confira a vazão dos vasos sanitários e se as descargas funcionam adequadamente.
3. Verifique os pisos
Se o piso for de madeira, procure por desníveis ou tábuas levantadas que indicam umidade no solo. Observe também manchas ou desgastes nas bordas das tábuas, pois isso demonstra que a vida útil do piso está próxima do fim. Já para pisos de taco, o verniz deve estar recente e a calafetação, ou rejunte, precisa estar preenchida.
Em pisos laminados ou vinílicos, verifique seu estado de conservação observando se existem desníveis, rachaduras ou ainda partes soltas. Agora, para pisos de porcelanato ou cerâmica, certifique-se que não fazem barulho ao andar, peças quebradas, rachadas ou riscadas.
Em qualquer um desses casos é importante avaliar o nivelamento do contrapiso e se as caídas de água para os ralos realmente funcionam. Para isso, utilize uma régua de nível ou uma role uma bolinha.
4. Observe os móveis
Se no local houver armários e guarda-roupas embutidos, verifique se a madeira ou compensado estão sólidos, se não possui manchas de infiltração, se as portas e gavetas abrem e fecham sem problemas, e ainda se não há serragem aparente, pois isso indica a presença de cupins. Não se esqueça ainda de conferir os fundos dos armários para confirmar que estão bem instalados e rente às paredes. Além disso, observe as condições dos cabideiros, trilhos, puxadores, espelhos e outros itens.
Junto com os móveis, confirme que as portas e janelas abrem sem dificuldades, observando se os trilhos fazem barulho, se possui ferrugem aparente na janela, trilhos, dobradiças das portas e persianas, se houver. Inclusive, verifique ainda se elas funcionam corretamente e se as correias estão em bom estado.
Dica bônus: Verifique as contas e documentação
Uma dica bônus, mas que muitos esquecem de avaliar são as contas e documentação. Confira a matrícula do imóvel (que pode ser obtida no cartório em que está registrado), se todos os dados estão corretos, se as mudanças estruturais estão incluídas, os dados dos proprietários, restrições e outras questões relevantes.
Além disso, solicite ainda uma Certidão de Débitos de Tributos Imobiliários e verifique se não existem dívidas de IPTU ou com o condomínio, se for o caso. Além disso, em uma casa localizada em condomínio, solicite uma cópia da convenção condominial e do regime interno.
Por fim, antes de assinar o contrato do imóvel, confira as contas do condomínio e as atas mais recentes das reuniões para conhecer a real situação financeira administrativa do local.
Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de comprar uma ótima casa usada. Nesse momento é muito importante contar com a ajuda de uma imobiliária para evitar dores de cabeça e se arrepender futuramente por problemas na instalação.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.