Durante uma reforma ou construção é necessário se preocupar com diversos fatores, como acabamento, mão de obra, decoração, prazos, materiais necessários, orçamentos, entre outras coisas. No entanto, um espaço que vem ganhando cada vez mais destaque nas residências é o banheiro, principalmente com a instalação de banheira de hidromassagem. Afinal, é aqui que são feitos os rituais de autocuidado tão importantes na rotina do dia a dia, assim como se tem momentos de relaxamento após uma rotina estressante.
Mas, da mesma forma que a manutenção de banheira de hidromassagem é importante, outro item fundamental e que muitas vezes é esquecido na decoração é o box para banheiro. Além de contribuir para a estética do ambiente, ele é fundamental para garantir sua organização, visto que bloqueia a água que sai no chuveiro, além de mantê-la dentro de uma área de fácil escorrimento para o ralo oculto.
Ainda que pareça uma escolha simples, existem diversos modelos disponíveis no mercado e por isso, no post de hoje vamos te ajudar e falar como escolher o box para banheiro.
Como falamos, existem diversas opções disponíveis para agradar os mais diferentes gostos, além de atender variados estilos e dimensões. Conheça abaixo quais são os mais comuns:
· Box de correr: As portas de correr são ideais para banheiros pequenos, pois economizam espaço. Geralmente são fixadas por um sistema de roldanas aparentes.
· Box para banheira: Esse tipo é instalado nas bordas da banheira de hidromassagem, sendo que o mais comum é utilizar os modelos de vidro com portas de correr. Esse tipo protege o espaço e ainda favorece a retenção de calor.
· Box de abrir: Com uma porta móvel que abre e fecha, esse é o modelo tradicional, funcionando como a maioria das portas de entrada. Ele geralmente é feito de vidro e recomendado para banheiros grandes.
· Box de canto: Ele forma um ângulo de 90˚, sendo ideal para banheiros com espaço médio e feito normalmente com portas de correr de vidro.
· Box do chão ao teto: Ainda que a altura recomendada seja de 1,90m é possível variar para garantir um efeito diferenciado. O box do chão ao teto é ideal para casos em que a janela não fica apenas dentro da cabine, garantindo assim uma circulação constante de ar.
· Box flexível: Esse tipo é conhecido também como camarão ou sanfonado, sendo mais indicado para espaços pequenos. Geralmente, sua estrutura é formada por duas folhas de vidro e ferragens presas entre elas. Além de fáceis de limpar, deixam o vão livre de interferências.
O box para banheiro pode ser feito de diferentes materiais, como acrílico vidro ou cortina de plástico. As chapas de acrílico são encontradas em diferentes tons, que vão desde fumê escuro até o transparente, além de possuir diversas texturas e padrões. O acabamento pode ser em alumínio natural ou pintado, possuindo uma estrutura leve que será fixada nas paredes com ferragens, como parafusos e buchas. Esse material é bastante durável e com preço acessível.
Outro material bastante utilizado é o vidro temperado, que também pode ser encontrado em diferentes tonalidades e texturas para harmonizar com a decoração do cômodo. Essa opção conta com acabamento em alumínio a fim de garantir maior vida útil.
Por fim, a cortina de plástico é comercializada em padrões convencionais ou cores lisas, podendo ser personalizada com adesivos. Essa opção é a mais econômica, mas também possui menor durabilidade e não é tão bonita. Portanto, é ideal para o banheiro das crianças ou da piscina.
Mais importante que o estilo do banheiro é a segurança. Portanto, o box precisa possuir boa estrutura para promover durabilidade, visto que essa peça não é trocada com frequência. O vidro ideal é o temperado ou laminado, mas para evitar a quebra é fundamental que a instalação seja feita corretamente e utilizando peças de boa qualidade. Inclusive, a maior causa de quebras de vidro é a falta de manutenção, sendo necessário fazer uma análise anual para garantir que tudo está funcionando perfeitamente.
Por fim, os trilhos são os responsáveis por dar suporte aos painéis de vidro e são essenciais para quem não pode ter uma abertura fixa. Os trilhos mais comuns e econômicos são os de alumínio, que podem ter cores diferentes, como natural, branco, bronze ou preto. Caso queira usar roldanas aparentes, opte pelo inox, nas cores dourado, cromado, cobre ou escovado.
Então, agora que você sabe como escolher o box para banheiro, já pode começar seu planejamento e sair às compras. Lembre-se de ter um profissional ao seu lado para garantir a melhor compra de acordo com suas necessidades, preferências e estilo do ambiente.
E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em
nosso Blog.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul.