Jaraguá do Sul é uma cidade muito importante de Santa Catarina, sendo considerada a quinta maior economia do estado. Ela está localizada na região do vale do rio Itapocú e possui apenas 30 metros de altitude, com montanhas espalhadas por todo seu território. Justamente por essa união de desenvolvimento e natureza, muitos procuram uma imobiliária na cidade a fim de garantir o imóvel ideal para suas necessidades. Contudo, depois de se mudar, é fato que nos dias de descanso, há muito o que fazer por aqui. Portanto, seja você novo ou antigo morador, ou ainda esteja apenas de passagem, no post de hoje vamos falar quais são os pontos turísticos de Jaraguá do Sul.
Essa é a principal área verde do município e foi criado pelo fundador da empresa Malwee, que está localizada na cidade, como um presente para os moradores de Jaraguá do Sul. O parque foi inaugurado em 1978 como uma grande área de preservação, visto que abriga uma reserva ambiental com lagos, plantas exóticas, labirinto, espaços para atividades físicas, churrasqueiras, museus, restaurantes, etc. Inclusive, o restaurante do Parque Malwee é considerado um dos melhores de Jaraguá e com certeza merece sua visita.
Outro ponto turístico muito interessante da cidade é a Chiesetta Alpina, que é uma pequena igreja construída no alto de uma montanha. Ela foi construída pelos imigrantes e inspirada na Igreja de São Simão, da Província de Belluno, local de onde vieram grande parte dos imigrantes da cidade. Além de você poder conhecer a capela, pode tirar fotos incríveis, visto que o local também funciona como um mirante da cidade.
O Morro Boa Vista conta com três picos: o Morro das Antenas, com 896 metros de altura, o Morro do Meio com 824 metros e o Pico Jaraguá, com 926 metros. Bem no alto do morro, logo após as antenas, existe uma área planta com rampa de voo livre. Esse local é utilizado para a decolagem de voos de parapente e asa delta, além de ser palco de competições estaduais e até mesmo nacionais. Ele é perfeito para contemplar a natureza, mas não possui bares ou restaurantes ao redor.
Inaugurado em 1944 como sede da Prefeitura, o prédio começou a abrigar o Museu apenas em 2001, sendo que ele já existia desde 1971. Tombado no ano de 2012, o local possui arquitetura interessante e conta com diversas salas temáticas que mostram um pouco da história, costumes e tradições trazidas pelos colonizadores do município. No local, você irá encontrar principalmente fotografias, equipamentos fotográficos, instrumentos musicais, objetos religiosos, etc. O piso superior desse museu é voltado para exposições temporárias e ele fica bem em frente à Praça Ângelo.
Jaraguá do Sul abriga a sede da empresa WEG, que é reconhecida mundialmente. Com tanta história para contar, a cidade possui um Museu que guarda o acervo da fábrica de motores elétricos. Mas, além disso, no local você ainda pode conhecer desde os processos responsáveis por gerar energia, até as aplicações no dia a dia, sendo um ótimo passeio para aprender mais. Inclusive, também conta com experiências para que você entenda todas as operações que envolvem o simples processo de acender uma lâmpada.
Esse museu é composto por dois museus mais um espaço de cultura. O Museu I está localizado em uma casa no estilo colonial que foi construída em 1945 e abriga um acervo indígena e fragmentos arqueológicos que foram descobertos na região. Já o Museu II, é uma casa no estilo enxaimel construída em 1938, que possui coleção de moedas e cédulas de mais de 50 países, além de equipamentos que mostram o desenvolvimento da telefonia e informática. Por fim, o Espaço de Cultura Popular Bertha Weege é responsável por guardar equipamentos agrícolas, meios de transporte e maquinários antigos, como bicicletas, carroças, motocicletas, etc.
Localizado no limite da cidade no sentido de quem vem de cidades como Blumenau e Pomerode, o Portal Turístico Germânico Heinz Bartel foi construído para homenagear a colonização alemã na região, que é bem forte até os dias atuais. Inclusive, Jaraguá do Sul é considerada uma das cidades mais alemãs do país, você sabia? O local funciona como Centro de Atendimento ao Turista e é ideal para tirar fotos e se informar sobre a cidade.
Então, agora que você conhece alguns dos principais pontos turísticos de Jaraguá do Sul, já pode criar seu roteiro e escolher qual vai conhecer primeiro, sendo que alguns deles podem ser visitados no mesmo dia para otimizar seu tempo. Essa bela cidade é muito rica e diversa, possuindo excelentes opções de lazer para os mais variados gostos e públicos.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul.