Depois de encontrar o apartamento dos sonhos com a imobiliária, é comum realizar algumas alterações no local. Dessa forma, é possível personalizar o imóvel de acordo com seus gostos, necessidades e perfil de morador. Nesse sentido, um elemento fundamental e que faz toda a diferença é o piso do apartamento.
Afinal, além de contribuir com a estética, também pode garantir maior praticidade no dia a dia, assim como conforto térmico e acústico. Mas, para isso, é necessário escolher o modelo ideal, pois nem todo piso promove todos esses benefícios.
Por mais que um arquiteto especializado possa te orientar da melhor maneira, também é interessante fazer algumas pesquisas sobre os pisos para apartamento, a fim de agilizar o processo de escolha. Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com informações preciosas de como escolher o piso do apartamento. Vamos lá?
Avalie o ambiente
O primeiro passo é definir qual ambiente pretende instalar um novo piso. Isso porque, cada tipo de cômodo irá demandar algumas características específicas. Por exemplo, o piso da sala e quartos deve ser aconchegante, enquanto o do banheiro e cozinha precisa ser mais resistente, visto que essas são áreas consideradas molhadas.
Cheque a resistência do material
Outro ponto importante é analisar a resistência do material. É muito importante priorizar aquelas com vida útil prolongada, pois assim você evita que sejam danificados e precisem de substituição frequente. Sendo assim, tenha em mente que é melhor pagar um pouco mais no primeiro momento, do que priorizar o mais barato e acabar tendo problemas no futuro.
Considere o conforto térmico
O conforto térmico também precisa ser considerado na hora de comprar o piso do apartamento, pois o imóvel não pode ficar nem muito frio e nem quente demais. Sendo assim, prefira aqueles que oferecem uma temperatura adequada independente da estação do ano.
Agora, se você mora em uma região muito quente ou fria o ano inteiro, pode ser mais interessante optar por pisos que ofereçam maior frescor ou aconchego.
Analise a limpeza e manutenção no dia a dia
A limpeza do piso precisa ser simples e prática no dia a dia, pois ninguém merece perder mais tempo que o necessário limpando a casa, certo? Sendo assim, analise as características do piso, observando se ele mancha com muita facilidade e se no dia a dia é fácil de manter.
Conheça os principais tipos
Por fim, depois de entender melhor o que você precisa analisar em cada piso que está interessado, é importante saber quais são os principais tipos e suas características. Portanto, confira abaixo:
Versatilidade com porcelanato
O porcelanato é o queridinho do momento. Extremamente versátil, ele conta com os mais diferentes estilos, cores e estampas, permitindo que você o encaixe em qualquer estilo de decoração. Além disso, é considerado muito resistente e durável, assim como é fácil de limpar e manter no dia a dia.
Cimento queimado é uma opção moderna
Para quem preza pela modernidade na decoração, o cimento queimado é a pedida ideal. O tom cinza é predominante, sendo que a aplicação é feita com uma resina em cima do cimento fresco, a fim de garantir maior resistência e durabilidade. Além disso, é uma alternativa relativamente barata, quando comparada com outros pisos.
Granito é resistente
O granito é um material muito resistente e durável, sendo indicado principalmente para cozinha e banheiro. Por mais que seu custo seja relativamente alto, ele oferece diversas vantagens, como a facilidade de limpar. Além disso, conta com diferentes cores, desenhos e formatos, combinando com vários ambientes e estilos.
Laminado para áreas internas
Para áreas internas, o piso laminado é uma ótima pedida, visto que é considerado resistente, durável e impermeável, ou seja, tem proteção contra umidade. Além disso, é extremamente simples de limpar, exigindo apenas uma vassoura de cerdas macias e um pano umedecido em água e detergente neutro.
Piso vinílico é fácil de aplicar
Se você quer agilidade, o piso vinílico é um verdadeiro sonho. Isso porque, ele é muito simples de instalar, levando um ou mais dias, dependendo da área que irá receber o piso. Além disso, ele conta com diferentes cores e modelos, podendo ser aplicado em diversos cômodos, assim como em cozinhas e banheiros.
Piso de madeira é aconchegante
Por fim, o piso de madeira pode ser usado em diferentes ambientes, sendo sinônimo de aconchego e sofisticação. Mas, devemos ressaltar que, dependendo do cômodo, é necessário realizar o processo de impermeabilização profunda, especialmente em banheiro, cozinha e lavanderia, a fim de evitar problemas com umidade e fungos.
Então, agora que você entende mais sobre como escolher o piso do apartamento e o que levar em consideração, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se de sempre priorizar a orientação de um profissional especializado, a fim de garantir segurança e o melhor resultado para sua obra.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.