Os móveis de madeira são sinônimo de elegância, aconchego e beleza, combinando com os mais diferentes estilos de decoração e elementos decorativos, sejam vivos ou não. Nesse sentido, as plantas são muito utilizadas para harmonizar com as peças e muitos compradores que visitam casas com imobiliárias, já começam a planejar a decoração antes mesmo de finalizar o negócio.
No entanto, o que muitos não sabem é que para usar plantas com móveis de madeira é importante tomar alguns cuidados, a fim de garantir a durabilidade e beleza das peças. Isso porque, dependendo do uso, os móveis podem ter sua vida útil comprometida.
Sendo assim, se você quer combinar plantas e móveis de madeira e manter tudo sempre bonito bem cuidado, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja nossas principais dicas.
A rega das plantas é primordial para manter sua saúde em dia e garantir o pleno desenvolvimento ao longo do tempo. Obviamente, cada espécie exige quantidades diferentes, mas algo comum entre elas é que o excesso pode afetar sua saúde ao afogar as raízes. Além disso, o acúmulo de água pode tornar o ambiente propício para o surgimento de pragas, fungos e bactérias.
O ideal é regar as plantas devagar e com um regador com bico dosador, fazendo pequenas pausas ao perceber que a água está demorando para se infiltrar na terra. Dessa forma, você evita que ela comece a escorrer pelo vaso e acabem molhando o móvel de madeira.
É importante deixar claro que água e madeira não combinam em nenhum momento, sendo fundamental deixá-la longe do móvel. Afinal, além de causar estragos superficiais, dependendo da quantidade de água a madeira pode estufar e dilatar o material. Ou seja, a umidade também pode prejudicar a conservação do móvel.
Sendo assim, o ideal é manter a mobília, pelo menos, 3 centímetros longe da parede para que haja circulação de ar e não tenha contado com a umidade. Além disso, se for colocar alguma planta por perto, recomendamos que ela fique alguns centímetros de distância.
Outro ponto relevante é que se você costuma deixar plantas em cima do móvel, na hora de regar é necessário retirá-las e deixar em um local seguro até que a água escoe por completo ou usar um pratinho para evitar o contato direto.
Lembre-se que umidade e água com a madeira podem desgastar o material, além de contribuir para a proliferação de mofo e bolor. Com isso, o móvel pode inchar, sofrer com manchas e o destacamento da pintura.
Tanto quando falamos dos móveis quanto das plantas, o sol e calor podem ser bastante prejudiciais quando em excesso. Afinal, ambos são bastante sensíveis quando esse é o assunto e não podem ficar expostos ao sol por muito tempo.
Devemos lembrar que existem diversos ambientes da casa ou apartamento que recebem maior incidência de luz solar direta e, consequentemente, calor do que outros. Portanto, evite deixar os móveis de madeira e as plantas nesses locais.
Um dos principais motivos é que a madeira pode manchar conforme passa mais tempo exposta, ficando com aspecto envelhecido e com muitas marcas. Inclusive, é comum até mesmo que a madeira fique desbotada e sofra com o descolamento precoce de suas camadas.
Já quando falamos das plantas, elas devem ficar em locais com luz solar, pois isso é fundamental para o crescimento e desenvolvimento. Entretanto, boa parte das espécies prefere luz indireta ou, se for direta, apenas em uma parte do dia e não por muitas horas. Caso contrário, podem se queimar e acabar murchando.
Por fim, mas não menos importante, é necessário ter alguns cuidados com o pó que se acumula nas plantas, sendo que esse é um erro bastante comum que as pessoas cometem: não fazer a limpeza adequada das plantas.
Quando o pó fica acumulado nas folhas, a planta pode ficar sem respirar e ter seu desenvolvimento prejudicado. Justamente por isso, de tempos em tempos é interessante fazer também a limpeza das folhas. Para isso, o mais indicado é usar um pano de microfibra levemente umedecido em água e sem nenhum resquício de produtos de limpeza.
Já quando falamos dos móveis de madeira, a limpeza deve ser feita uma vez por semana. Aqui, não é indicado usar nenhum material abrasivo, apenas um pano umedecido e um pano seco, além de lustra móveis, caso deseje. Se não, apenas o pano umedecido em água já é suficiente.
Então, agora que você conhece os principais cuidados de plantas com móveis de madeira, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se que esses dois elementos conversam muito bem com a decoração. Contudo, precisam de atenção em diversos pontos, a fim de garantir sua beleza e durabilidade ao longo do tempo.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.