É fato que a TV é um dos itens mais importantes de uma residência. Afinal, por meio dela os moradores podem assistir a diversos filmes, séries, programas, jogar jogos e até mesmo ouvir música. Inclusive, durante as visitas com a imobiliária, é comum que os futuros moradores já planejem onde ela será instalada.
No entanto, mais do que o local em que pretende colocar o aparelho, a altura da TV é fundamental. Isso porque, se for instalada de forma inadequada, pode provocar desconforto e até mesmo dores no corpo. Sendo assim, se você está de mudança e não sabe como escolher a altura ideal da TV, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
Como escolher a altura ideal da TV?
A altura ideal para instalar a TV pode variar dependendo de vários fatores, como o tamanho da TV, a distância entre o aparelho e o local onde as pessoas vão assistir, assim como a altura dos móveis ou suportes disponíveis.
Sendo assim, é importante considerar alguns dos principais:
Um dos principais pontos que você precisa considerar na hora de escolher a altura da nova TV é a altura dos olhos. Isso porque, a a parte central da tela deve estar ao nível dos olhos quando você estiver sentado na posição de visualização principal. Isso ajuda a garantir um ângulo de visão confortável e reduz a tensão no pescoço.
Para evitar erros e fazer o cálculo correto, você pode medir a altura da TV e a altura de quem vai assistir sentado. A partir disso, pode posicionar o centro da TV na linha dos olhos de quem estiver sentado e com o pescoço reto, é claro. Outra opção é fazer a média da altura dos moradores para garantir conforto para todos.
Considere a distância entre o local de visualização e a TV. Para obter uma experiência interessante, é recomendável que a distância seja de cerca de 1,5 a 2,5 vezes o tamanho diagonal da tela da TV. Por exemplo, se você tiver uma TV de 50 polegadas (127 cm), a distância de visualização ideal seria de cerca de 1,5 a 2,5 metros.
Isso é fundamental, pois a TV não pode ficar muito longe dos telespectadores a ponto de dificultar a visão, mas também não é interessante deixá-la perto demais. Devemos lembrar que dependendo do tamanho do aparelho, isso pode causar desconforto visual, principalmente se for uma TV grande em um espaço pequeno.
Se você estiver colocando a TV em um móvel, verifique a altura do móvel em relação à altura dos olhos quando sentado. Às vezes, pode ser necessário ajustar a altura do móvel ou considerar o uso de um suporte para TV que permita ajustes de altura.
Muitas pessoas acabam cometendo o erro de considerar apenas a TV e a distância e altura entre o sofá. No entanto, a não ser que você pretenda instalá-la diretamente na parede, a altura do móvel também deve ser considerada. Por exemplo, se o hack for muito alto, você tende a ficar com o pescoço mais levantado, o que não é tão interessante.
Por outro lado, se for baixo demais, você também sofrerá com dores na cervical. Sendo assim, pode colocar pequenos suportes para deixar a TV mais alta. Já no caso do hack maior, pode cortar um pouco os pés do móvel.
Muitas pessoas preferem instalar a TV diretamente na parede ou em um painel, tornando o visual mais clean. Obviamente, no universo da decoração não há certo ou errado, mas é importante saber como melhorar o espaço.
Portanto, se você optar por montar a TV na parede, leve em consideração a altura dos olhos quando sentado e a distância de visualização. Geralmente, uma altura de montagem recomendada é entre 1,2 e 1,5 metros do chão até a parte inferior da TV.
Até agora, falamos sobre a TV sendo instalada na sala de estar ou sala de TV. No entanto, existem pessoas que também desejam ter o aparelho no quarto. Aqui, é importante analisar alguns pontos, sendo que a altura ideal vai depender da altura de sua cama.
Por exemplo, se ela for baixa, com até 50 cm de altura, a TV deve ficar a 1,20 m do chão. Por outro lado, para camas mais altas, com cerca de 70 cm de altura, o recomendado é instalar o aparelho a 1,40 m do chão. Dessa forma, você consegue assistir os programas independente se estiver sentado ou deitado, mas com o máximo de conforto possível.
Lembre-se de que essas são orientações gerais e podem variar de acordo com as preferências pessoais e a configuração do ambiente. Experimente diferentes alturas e posições para encontrar o que funciona melhor para você e para a sua situação específica.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.