A implantação de sistemas de energia solar tem crescido constantemente no Brasil, mas será que é viável a implantação em condomínios? Essa é a dúvida mais comum entre quem deseja aderir a essa fonte de energia renovável, apesar de não haver dúvidas que é uma ótima opção, o custo-benefício é o fator que desencadeia as maiores dúvidas.
Energia solar em condomínios
Dentre as alternativas de energia renovável, a energia solar é a que mais recebe investimento e é desenvolvida a cada ano no país. Mais de 180 milhões de painéis solares foram instalados ao redor do mundo nos anos de 2014 e 2015, incluindo os países em desenvolvimento.
A energia envolve uma técnica de nebulização de carbono e vem de uma fonte inesgotável, o sol. Ela é acessível, pois diversos bancos oferecem o financiamento da instalação dos painéis fotovoltaicos, além de oferecer um ótimo custo benefício.
A energia solar para condomínios também tem sido adotada e está se tornando ainda mais comum, após a resolução 482/2012 da Aneel (Agência Nacional Energia Elétrica) sobre energia renovável distribuída.
Os proprietários de residências ou condomínios podem gerar sua energia elétrica a partir das fontes renováveis ou do método de cogeração qualificada, podendo ainda obter o crédito pela energia produzida em excesso, conhecida como minigeração (produção superior a 75 kw).
Com a instalação dos painéis e produção de energia, é possível diminuir as despesas com a conta de luz em até 90%, já que a fonte renovável proporciona independência energética. Além da produção de energia limpa, as placas fotovoltaicas podem aquecer água e diminuem os impactos ao meio ambiente.
Atualmente, é possível tornar os condomínios mais sustentáveis, através da instalação dos painéis solares por meio de geração compartilhada, de acordo com a resolução 687/2015 Aneel.
Como funciona a geração de energia compartilhada em condomínios?
A geração de energia solar compartilhada em condomínios é realizada através de múltiplas unidades consumidoras. A energia que é gerada, através desse método é compartilhada entre as áreas comuns e os apartamentos.
Os telhados de cada casa nos condomínios é o local mais indicado para instalação dos painéis solares, pois recebe maior radiação do sol. No entanto, se o local de instalação for pequeno, deverá ser instalado na área externa, ou seja, áreas comuns do condomínio. Há ainda opção de realizar a instalação na fachada dos prédios.
O tamanho do espaço em que os painéis são instalados interfere na geração de energia solar, mas mesmo que o local seja pequeno é possível reduzir consideravelmente os custos com a conta de luz mensal.
No Nordeste e Sudeste do país, alguns condomínios já instalaram painéis solares fotovoltaicos. A energia que é produzida no lote é direcionada para rede de distribuição e depois é compartilhada. Mas, os créditos oferecidos pela Aneel só podem ser utilizados no mesmo local de concessão.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.