Muitas pessoas pensam que cuidar de plantas só é possível para quem tem quintal e jardins em casa. Contudo, sabemos que encontrar casas em grandes cidades pode não ser uma opção para muitas pessoas, devido à diversos fatores. Sendo assim, elas acabam optando por apartamentos, que podem ser uma alternativa mais segura e econômica. Portanto, é importante deixar claro que é possível ter diversas espécies de plantas em apartamento, desde que você saiba como cuidar e quais são as mais indicadas. Por isso, no post de hoje vamos falar justamente sobre como cuidar de plantas, mesmo que você more em um apartamento.
Encontre o espaço ideal
Existem algumas diferenciações na quantidade, mas fato é que todas as plantas precisam de sol e água, não adianta deixá-las sem luz e espaço. Na natureza elas possuem todo o espaço necessário para se desenvolverem, mas em casa ainda é possível realizar o cultivo ao limitar seu crescimento pelo tamanho do vaso. Sendo assim, você precisa identificar um local em seu apartamento que receba boa incidência de luz ao longo do dia e que você possa utilizar o espaço que desejar para incluir os vasos.
Caso ainda não tenha seu próprio imóvel, converse com sua imobiliária para que ela encontre um apartamento que tenha uma boa posição solar e o espaço adequado.
Quais espécies cultivar em apartamento?
Veja algumas plantas que você pode cultivar em seu apartamento e quais são os cuidados exigidos para cada uma delas.
Samambaia
Existem diversos tipos de samambaia e a que vamos falar é a samambaia americana. Ela é muito resistente e quando é bem cuidada pode ter uma vida longa. Esse tipo de planta gosta muito da umidade, mas não tanto do vento, se adaptando melhor em locais com brisa suave. O ideal é regar todos os dias no verão e quando a temperatura cair 3 regas na semana são o suficiente. Lembre-se de não encharcar o solo, podendo verificar pelo substrato, se ele está úmido ou não.
Por mais que a iluminação seja importante, a samambaia não gosta de sol direto, e o recomendado é mantê-las em locais com meia sombra, sem ficar mudando seu lugar.
Flor de Mel
De origem europeia e com cheirinho de mel, essa planta também precisa ficar em locais de meia sombra. Ela pode sem plantada e vasos com terra orgânica e quando misturada com outras espécies fica ainda mais bonita. Seu ciclo de vida é de 1 ano, sendo necessário ser substituída após esse período. Durante o verão pode ser regada 2 vezes na semana e no inverno semanalmente é o suficiente.
Maranta
Existem mais de 500 espécies de maranta e a maioria é originária do Brasil. Ela pode crescer até mais de um metro dependendo da espécie. Por isso, pesquise e veja se você possui esse espaço para ela. Ela pode ser cultivada em ambientes com meia sombra, mas também se adapta bem apenas se o ambiente possuir claridade e for úmido. Além disso, ela pode ser regada todos os dias, desde que não encharque.
Fitônia
Conhecida como planta mosaico, a fitônia é perfeita para espaços pequenos, podendo ser cultivadas em vasos menores. Originária do Peru, a fitônia é uma planta forte, perene, mas que precisa de cuidados especiais com a iluminação para realizar o processo da fotossíntese.
Ela é uma planta tropical e por isso não gosta do frio, precisando ser mantida na sombra ou meia sombra. Além disso, ela prefere o solo úmido e precisa ser plantada com húmus para facilitar essa umidade. Para a rega, observe antes se o solo já não está molhado o suficiente.
Peperômia
Existem diversas espécies de peperômia com diferentes tons de folha, se adaptando muito bem em ambientes internos. Muito simples de ser cultivada, ela não precisa ser regada todos os dias, apenas 1 vez na semana pode ser suficiente, mesmo no verão. Lembre-se que ela deve ser mantida na sombra ou meia sombra, sendo ótima para a decoração da sala.
Zamioculca
Também conhecida como Brilhante, essa planta possui origem africana sendo muito resistente e a mais indicada para quem está começando a cuidar de plantas agora. Contudo, ela é considerada tóxica, devendo ser deixada fora do alcance de animais e crianças, caso possuir. Não necessita de muita água, podendo ser regada apenas 2 vezes por semana e deixada em locais de sombra ou meia sombra. Inclusive, a claridade do ambiente já é o suficiente para ela, visto que o sol pode queimar suas folhas.
E aí, gostou das dicas? Lembre-se de sempre pesquisar a fundo as espécies que deseja cultivar, pois assim você consegue entender o seu funcionamento e cuidar delas da melhor forma possível. Plantas são ótimas para se ter por perto, visto que além de deixarem o ambiente mais aconchegante elas ainda melhoram a qualidade do ar, e consequentemente a vida dos moradores.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul!
Não deixe de conferir também outras matérias em nosso blog.