Muitas pessoas ainda não se sentem tão a vontade assim para realizar a compra de um imóvel à venda, por achar que existe muita burocracia em torno dessa transação, e uma das maiores dúvidas tem relação com o direito de exclusividade e se essa cláusula apresenta vantagens.
Para vender um imóvel, de forma rápida, fácil e com o seu valor justo, um certo tempo é demandado, logo, a divulgação dos imóveis é um passo muito importante, porém nem sempre passa a imagem que você quer.
Na maioria das vezes, o corretor de imóveis (ou a imobiliária, quando for a responsável pelo imóvel) divulga em muitas redes sociais, para ter um alcance maior, e alguns compradores veem isso como desespero.
Nesse cenário, os interessados no imóvel acabam por oferecer um valor menor que indicado, isto é, desvalorizando totalmente as características apresentadas por seu imóvel.
Em se tratando de cláusulas que as pessoas têm dúvida, é necessário citar a “não exclusividade imobiliária”, que seria a diminuição da visibilidade que o imóvel recebe, podendo sim ser uma possibilidade.
Entretanto, essa possibilidade pode vir a ocorrer, desde que a imobiliária escolhida possuir um pequeno porte e sem muito reconhecimento no mercado, caso contrário, não há motivos para se preocupar com essa questão.
Pensando nisso, hoje separamos alguns dos benefícios de optar pela exclusividade da venda.
Um contrato de exclusividade é aquele que atribui a um único e exclusivo corretor ou imobiliária a administração da oferta para um negócio imobiliário.
Isso significa dizer que esse profissional /empresa possuirá em mãos a devida autorização para a promoção do negócio, seja de venda ou de locação, através de todos os meios lícitos possíveis.
É importante ressaltar que essa administração exclusiva não significa que a venda também será exclusiva.
Pode ocorrer, por exemplo, que nessa venda haja a participação e colaboração de outros profissionais da área, e a administração ainda esteja na qualidade daquele que foi escolhido como exclusivo.
O contrato de exclusividade serve também como uma forma de assegurar a qualidade envolvida nessa corretagem, já que a venda por si só, por muitas vezes, pode gerar muitos transtornos.
Dentre esses transtornos, o que pode você pode evitar, ao optar por um contrato de exclusividade, é uma visita não autoridade, informações incorretas propositais ou falsa especulação.
Em alguns imóveis expostos nas redes sociais percebemos que o corretor responsável não se dedica tanto assim, e por isso os compradores acabam por desanimar totalmente.
Da mesma forma ocorre quando o proprietário não se preocupa com a exclusividade. Se o corretor está assegurando que essa transação será exclusiva acredite, ele se dedicará ao máximo para vender o seu imóvel pelo preço justo, que merece.
A oferta do imóvel, quanto a sua divulgação, deve ser muito bem pensada, pois quando feita em diversos lugares isso pode gerar alguma incerteza por parte do comprador, como foi dito acima.
Logo, o corretor que está responsável por seu imóvel se dedicará ao máximo para não divulgar em todas as redes sociais, e sim naquelas que gera o engajamento necessário para a venda ocorrer da melhor forma.
Sem contar que, quando um vendedor confia a um corretor a sua exclusividade isso gera um sentimento de empenho, o que faz o profissional querer trabalhar mais.
Esse profissional se dedicará para trazer as melhores propostas para você, planejando sempre as melhores estratégias, e é sobre isso que se trata a reciprocidade.
Você oferece ao corretor de imóveis a confiança que ele precisa e ele te dá um ótimo resultado com as vendas.
Dentre as vantagens, o principal que podemos citar é a garantia de uma segurança maior, até porque, mesmo que você não queira mais esse imóvel, sabemos que não é nada confortável a situação de ter diversas pessoas com livre acesso a esse imóvel.
Dessa forma, quando o imóvel tem exclusividade, e se houver danos físicos ao longo de visita, a imobiliária responsável arcará com todos os custos envolvidos, sem preocupações para você.
Inclusive, ao falarmos sobre segurança isso não envolve apenas os possíveis danos de forma física, mas também a proteção de cunho econômico, financeiro e jurídica do proprietário.
É importante destacar que essa exclusividade por parte da imobiliária se demonstra benéfica por oferecer comodidade ao comprador, por saber que o próximo imóvel a ser visitado não foi visto anteriormente com outro profissional corretor de imóveis.
Não há nada mais constrangedor do que visitar um imóvel com outro corretor que você já não gostou tanto assim da experiência. Além disso, anunciar o mesmo imóvel já é uma prática recorrente de algumas imobiliárias.
Embora haja uma certa divergência quanto a opinião sobre o tema, o contrato que dispõe sobre a exclusividade se demonstra como benéfica para vender mais rápido o imóvel, sem contar com a qualidade dessa negociação futura.
Spaço Imóveis. A melhor imobiliária em Jaraguá do Sul e região!