Jaraguá do Sul é uma bela cidade de Santa Catarina, conhecida por sua tranquilidade, economia aquecida e belezas naturais. Com mais de 180 mil habitantes, o município recebe cada vez mais pessoas em busca de uma imobiliária a fim de encontrar o imóvel ideal, principalmente devido à qualidade de vida. Mas, o que muitos não sabem é como ela surgiu. E, por isso, no post de hoje vamos contar um pouco mais da história de Jaraguá do Sul. Seja você novo ou antigo morador, é interessante saber um pouco mais sobre esse lugar tão rico nos mais diferentes aspectos. Vamos lá?
Em 1864, a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II se casou com Gastão de Orléans, o Conde d’Eu. Como parte do dote estavam as terras que posteriormente vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.
Em 1975, o engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, foi convidado para realizar a medição e tombamento de 25 léguas quadradas no Vale do Itapocu e Rio Negro, assinando o contrato em 21 de janeiro de 1876. Nessa mesma época, ele também assinou o arrendamento de 430 hectares das terras com a princesa Isabel. Então, logo após sua chegada em Joinville, ele parte para São Bento em 29 de fevereiro de 1876 e 49 dias depois retorna para Joinvillle, em 17 de abril de 1876 encerrando assim a demarcação.
Emílio começa então a colonizar os lotes com a ajuda de 60 trabalhadores que cultivavam cana-de-açúcar, criando assim um engenho de cana, serraria, olaria, engenho de fubá e mandioca. O Estabelecimento Jaraguá, que em tupi-guarani significa “Senhor do Vale”, estava localizado entre os rios Itapocu e Jaraguá e essa região era pertencente ao município de Paraty (Araquari atualmente). Em 17 de abril de 1883 ela foi anexada por Joinville. Então, por não ser capaz de reverter a situação, em 1888 Jourdan desiste do empreendimento, que foi depredado em 1893.
Com a Proclamação da República em 1889, as terras do dote passaram a ser de domínio da União e em 1893 para a jurisdição dos Estados. Então, as terras à margem direita do Rio Jaraguá passaram a ser colonizadas pelo Estado por meio do Departamento de Terras e Colonização sediado em Blumenau a partir de 1891. A região de Garibaldi e Jaraguá Alto foi colonizada por imigrantes húngaros, a região do Rio da Luz e Rio Cerro pelos alemães e esse último também por italianos.
Após sua participação na Revolução de 1893 ao lado do Marechal Floriano Peixoto, Emílio Carlos Jourdan retorna à região e solicita ao governador de Santa Catarina, Hercílio Pedro da Luz, a concessão de 10 mil hectares de terras para a colônia Jaraguá. Por mais que o pedido tenha sido aceito, devido a problemas de demarcação e desavenças políticas, ele decide vender a concessão para Pecher & Cia, mudando-se para o Rio de Janeiro.
Em 1895, Joinville torna Jaraguá como seu 2º distrito, mas logo um ano depois, a região volta a pertencer a Paraty. Então, foram realizadas diversas consultas para a população em 1897, sendo que Georg Czerniewicz e Roberto Buhler eram os líderes do grupo que defendia a emancipação e Rosemberg, Butschardt e Koch defendiam o grupo que queria ser anexado a Joinville. Nesse ano, quem venceu foi o segundo grupo e Jaraguá se tornou oficialmente o 2º distrito de Joinville.
Depois de alguns anos, de um simples povoado, Jaraguá se tornou uma vila que se destacava economicamente, principalmente depois da construção da Ferrovia inaugurada em 1910. A cidade começou a crescer e com isso chegavam notícias, produtos, visitantes e escoava a produção local.
Portanto por volta de 1930, o movimento pró-emancipação ganhou força e desmembrou Jaraguá de Joinville. O interventor federal Aristiliano Ramos tornou Jaraguá município e nomeou para Prefeito o intendente da época José Bauer. Então, em 8 de abril de 1934, foi firmado o ato perante a inúmeras autoridades e comunidade que prestigiou o evento.
Por fim, em 1943, pelo decreto nº 941, Jaraguá passa a ser Jaraguá do Sul. Além disso, o distrito de Hansa também busca a emancipação que foi efetivada em 1958 e hoje é a cidade de Corupá.
Jaraguá do Sul é uma das principais cidades de Santa Catarina, sendo um grande exemplo de qualidade de vida e economia aquecida. Como você viu, sua história é muito interessante, visto que ela precisou lutar pelo desejo de emancipação e assim se tornar o grande município que é hoje em dia. Portanto, se você se interessou pela história, não deixe de saber mais sobre as opções de lazer e assim aproveitar ao máximo o que Jaraguá do Sul pode te oferecer.
E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Spaço Imóveis. Sua imobiliária em Jaraguá do Sul.